top of page
Buscar

Capivaras - Cópula de 5 segundos, mas 15 x ao dia!




⏲️ Sim, existem relatos que podem ser menos que 5 segundos e muito mais que 15 vezes!



Um interessante trabalho "Levantamento bibliográfico sobre comportamento reprodutivo de Hydrochoerus hydrochaeris" (fonte ao final) explora vários aspectos do comportamento reprodutivo das capivaras. Dentre os pontos abordados há a citação da cópula e suas caracterísitcas.



Lembrando que o comportamento reprodutivo da Capivara ( o maior roedor vivo do mundo) pode estar associado à disponibilidade de alimentos ! Sabe aqueles casos de controle populacional em canaviais... pois é tem relação, mas depois falaremos disso.



Abaixo trazemos alguns pontos interessantes deste lindo animal a partir da fonte citada!



Estrutura Social e Hierarquia


As capivaras vivem em grupos liderados por um macho dominante, que exibe comportamento agressivo para manter sua posição e garantir prioridade na cópula, expulsando machos jovens.



Comportamentos Agonísticos e Territoriais


Encontros agonísticos incluem mordidas, perseguições e ameaças. Machos e fêmeas utilizam glândulas odoríferas para marcar território. O macho dominante usa mais a glândula supranasal e as glândulas anais.



Reprodução


O ritual de acasalamento é complexo: o macho segue a fêmea até que ela entre na água, onde ocorre a cópula. A fêmea controla a frequência e duração da monta. Machos subordinados têm menos sucesso reprodutivo e as fêmeas frequentemente evitam a cópula com eles.



Estrutura Reprodutiva


As fêmeas possuem um útero do tipo duplex com ovários revestidos por uma bolsa ovariana. Os machos não têm escroto definido, com testículos localizados internamente. As células de Leydig nos testículos produzem testosterona e espermatogênese, influenciando comportamento territorial e reprodutivo.



Fonte: Santos, C. V. dos, Araújo, H. R. de, Santos, I. G. A. dos, Pena, L. A. de O., & Sousa, L. A. B. de. (2021). Levantamento bibliográfico sobre comportamento reprodutivo de Hydrochoerus hydrochaeris. Universidade Cidade de São Paulo (UNICID).

3 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page