Vou compartilhar com vocês uma série de trabalhos que eu realizei ou orientei ao longo de quase 20 anos trabalhando com bem-estar animal. A ideia surgiu quando eu estava procurando um documento em meus arquivos digitais e encontrei uma pasta com os estudos. Alguns deles se tornaram publicações, mas muitos ficaram apenas nos registros internos e penso que compartilhar essas experiências pode ser útil para alguém, que vai poder melhorar o bem-estar de algum animal! Ahhh... reler esses estudos me encheu de saudade (dos animai, de outros tempos e, principalmente dos orientandos).
O post de hoje é sobre: Enriquecimento ambiental para tamanduás mirins
O estudo foi realizado por alunos de ciências biológicas do UDF, da disciplina Comportamento Animal e deu origem ao TCC do aluno Deivid Pereira de Souza, apresentado em 2014.
A primeira etapa consistiu na realização de observações comportamentais para elaboração do etograma, que foi associado com fotografias, para facilitar na ilustração dos principais comportamentos.
Foram avaliadas duas estratégias de enriquecimento ambiental, por meio de observações comportamentais pelo método animal focal, com registro instantâneo a cada 1 minuto, realizadas antes, durante e após a apresentação dos enriquecimentos.
Os resultados mostraram aumento na diversidade de comportamentos, bem como aumento nos comportamentos de atividade durante a realização dos enriquecimentos.
Foram observadas diferenças individuais, um dos machos apresentou preferência por explorar os alimentadores, enquanto o outro dedicou mais tempo a escalar a estrutura. Já a fêmea, recém-chegada ao zoológico, passou todo o tempo em sua toca, com vestígios de que explorava o recinto somente durante a noite. Isso reforça a importância de avaliar os comportamentos dos indivíduos, a partir daí podemos traçar as melhores estratégias para cada um.
Comments