top of page
Buscar

Reintrodução como ferramenta para a consevação da onça-pintada no Pantanal brasileiro

Foto do escritor: News Fauna em focoNews Fauna em foco

O estudo "Is reintroduction a tool for the conservation of the jaguar 𝘗𝘢𝘯𝘵𝘩𝘦𝘳𝘢 𝘰𝘯𝘤𝘢 ? A case study in the Brazilian Pantanal" avaliou a viabilidade da reintrodução como estratégia de conservação da onça-pintada (Panthera onca) no Pantanal.



Utilizando um protocolo adaptado da IUCN para soltura branda, dois indivíduos resgatados foram mantidos por 13 meses em centros de reabilitação antes de serem transferidos para um recinto de 1 hectare em uma fazenda de 53.000 hectares, onde caçadas são proibidas e há abundância de presas.



Durante 11 meses, os animais passaram por um processo de adaptação alimentar, evoluindo do consumo de carne e animais mortos para a caça de presas vivas.



Após esse período, as onças foram soltas na mesma área com coleiras equipadas com GPS/VHF e acelerômetros, permitindo monitoramento contínuo. Os dados indicaram que os indivíduos estabeleceram territórios próximos ao recinto de soltura, com padrões de movimentação, uso de habitat e predação similares aos de onças selvagens já estudadas na região.



A interação social e a reprodução das onças confirmaram o sucesso da reintrodução.



O estudo destaca que a reintrodução pode ser uma ferramenta relevante para a conservação da espécie em áreas onde as populações estão em declínio severo.



No entanto, enfatiza a necessidade de medidas complementares, como a redução da caça e a preservação do habitat, para garantir a sustentabilidade da estratégia a longo prazo.



Fonte: Gasparini-Morato et al. (2021). Is reintroduction a tool for the conservation of the jaguar ̲𝙿̲̲𝚊̲̲𝚗̲̲𝚝̲̲𝚑̲̲𝚎̲̲𝚛̲̲𝚊̲ ̲𝚘̲̲𝚗̲̲𝚌̲̲𝚊̲ ? A case study in the Brazilian Pantanal. Oryx, 55(3), 461–465. DOI: 10.1017/S0030605320000460.



 
 
 

Comentários


bottom of page