Seguindo o plano de compartilhar com vocês alguns registros de trabalhos que eu realizei ou orientei ao longo de quase 20 anos trabalhando com bem-estar animal, hoje vamos conhecer o estudo realizado em 2019, no Zoológico de Brasília, sendo o TCC das minhas alunas Ana Gabriella Figueira Rodrigues, Sabrina Alves Ferreira e Valeska Mundim Duarte de Azevedo. Vale ressaltar que a minha intenção é compartilhar as experiências, na esperança de que possam ser úteis para alguém!
Quero complementar aqui, com um ponto que possivelmente está passando pela cabeça de vocês... quando projetamos enriquecimento ambiental, muitas vezes incluímos o uso de cores, essa foi uma das motivações desse estudo. Mas, para pensar sobre isso, devemos partir da capacidade visual dos animais! Será que enxergam essas cores?
Como observado no estudo, somente os mangustos parecem ter alguma preferência pelos itens coloridos. E esse dado faz todo sentido se considerarmos as espécies em questão. A visão de cores parece importante para animais que se alimentam de frutas, e embora não houvesse estudos sobre a visão de cores em mangustos, foi encontrado que a espécie 𝘏𝘦𝘳𝘱𝘦𝘴𝘵𝘦𝘴 𝘪𝘤𝘩𝘯𝘦𝘶𝘮𝘰𝘯, também da Família Herpestidae possui uma boa visão de cores devido à quantidade de cones presentes na zona central da retina. Já os gatos palheiros, são animais noturnos que possuem, como característica visual, a maior presença de bastonetes na retina, associados à visão de forma e geralmente indicando que a espécie não diferencia bem as cores. E em relação ao cachorro vinagre, a visão dicromática é uma característica possivelmente de todos os canídeos.
Quis compartilhar esse estudo, principalmente como um convite à refletir sobre como planejamos o enriquecimento ambiental, possibilitando a otimização de recursos, inclusive. A escolha pelo uso das cores pode estar relacionada a um objetivo lúdico, em relação ao público, por exemplo.
Sempre devemos avaliar o que buscamos com o enriquecimento que estamos planejando, priorizando sempre o bem-estar dos animais, mas lembrando que podem existir outros fatores que também podem ser considerados.
Fotos:
Gato - Kennedy Road
Cachorro - dudleyzoo.org.uk
Comments