PORQUE ALGUNS ANIMAIS VIVEM EM BANDO E OUTROS SOZINHOS?
- News Fauna em foco

- 30 de dez. de 2025
- 1 min de leitura

A ecologia comportamental revela que a distribuição espacial das espécies — ou padrões de dispersão — não é aleatória, mas sim uma resposta estratégica a recursos e ameaças. Existem três tipos principais: aleatória, agregada (clumped) e regular (uniforme). Cada uma reflete a dinâmica social e as necessidades biológicas da espécie no ecossistema.
A dispersão agregada é a mais comum em animais sociais, como lobos e gnus. Viver em grupos oferece vantagens claras: aumento da eficiência no forrageamento e maior proteção contra predadores através da vigilância compartilhada (o efeito de 'muitos olhos'). Em contraste, a dispersão regular ocorre quando indivíduos defendem territórios via agressão, mantendo distâncias mínimas para garantir recursos exclusivos.
Compreender esses padrões permite que cientistas monitorem a saúde das populações. Por exemplo, mudanças de uma distribuição regular para uma agregada podem indicar escassez de recursos ou fragmentação de habitat, exigindo intervenções de manejo urgentes para evitar o colapso local.
Qual padrão você acha que os predadores de topo costumam seguir? Descubra nos próximos posts!
Yahner, R. H. (2012). Wildlife Behavior and Conservation. Springer New York.





Comentários