top of page
Buscar

Você sabe o que é Saúde Única?

Saúde Única é um conceito integrador que reconhece a interdependência entre a saúde humana, animal e ecossistemas com a premissa básica de que a saúde dos seres humanos está intimamente ligada à saúde dos animais e ao estado de preservação dos ecossistemas. As zoonoses são doenças que podem ser transmitidas dos humanos para os animais e vice-versa, destacando a necessidade de uma vigilância e resposta por profissionais de diferentes áreas como a medicina veterinária e biologia.


A degradação ambiental, como o desmatamento e as mudanças climáticas, também influenciam significativamente a emergência e disseminação de doenças, podendo alterar a distribuição de vetores como mosquitos, ampliando as áreas de risco para doenças como dengue e malária.


Organizações internacionais, como a Organização Mundial da Saúde (OMS), Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), apoiam e promovem a abordagem da Saúde Única, incentivando a vigilância integrada e a troca de informações entre setores e países para detectar precocemente ameaças e implementar medidas de controle eficazes.


Além da prevenção e controle de doenças, a Saúde Única visa promover o bem-estar geral, assegurando acesso a água limpa, saneamento adequado, alimentação segura e a conservação de ecossistemas vitais. Portanto, educar e engajar a sociedade sobre estas interconexões são crucias para fomentar políticas públicas que protejam e promovam a saúde de forma abrangente.


Esta é uma abordagem necessária e urgente para enfrentar os desafios complexos da saúde global como: COVID-19, toxoplasmose, gripe aviária, entre tantas outras doenças que podem acometer humanos, animais (selvagens, domésticos, produção) e ambientes.


Ao reconhecer e agir sobre as interconexões entre diferentes áreas, podemos trabalhar juntos para um futuro mais saudável e sustentável para todos, e aqui na Fauna em Foco, você pode aprender sobre isto é muito mais por meio de diferentes profissionais da área da saúde.







1 visualização0 comentário

Commentaires


bottom of page